Textos sobre
comunicação e cotidiano

Textos sobre
comunicação e cotidiano

Operações policiais

Escrito por Marcelo Herondino
Em 28/09/2019

Juro que gostaria de conhecer as pessoas que dão nome às operações policiais no Brasil. Mais: teria imenso prazer em participar das reuniões de definição dos nomes, se é que existem essa reuniões. Segundo a revista Superinteressante, são batizadas pelos delegados que as comandam. Mas duvido que não existe infiltrado entre eles algum redator de programa humorístico.

Tem alguns nomes tão caricatos que a gente vai até duvida que sejam mesmo verdade. “Juntos e Shallow Now” é uma delas. E pode pesquisar, existe essa operação, deflagrada no Rio de Janeiro. “Canário Pistola” é outra. “Deus tá vendo”, “Praga do Egito” e “Gasparzinho” vêm logo atrás, no quesito criatividade.

Acho mesmo que deveriam criar um prêmio, anual, para os criadores dessas pérolas. “E no quesito originalidade, o prêmio vai para Centopeia de Peito Rosado, da PM de Minas Gerais”. E os delegados e agentes se abraçando, antes do discurso emocionado dedicando o prêmio à família etc.

Como disse, adoraria participar dessas criações. Se existisse o cargo de “criador de nomes para operações policiais”, eu faria o concurso. Deve ser muito divertido e, mais ainda, quando vêem os frutos de sua imaginação aparecendo nos noticiários pelo país. Eu mesmo tenho várias sugestões (mesmo sem saber em que tipo de operação eles seriam usados):

– Operação El Condor Pasa;
– Operação Galo Manco;
– Operação Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas;
– Operação Urso Panda de Colarinho;
– …

E a rotina dos responsáveis pela criação dos nomes? Devem ficar lendo livros históricos, material sobre biologia, romances em geral. Quando são chamados, aquele brilho nos olhos de quem sabe que será o “pai” de uma nova operação policial. Ou, pelo menos, do nome dela, que será a cara da polícia nos meios de comunicação.

Por ora, fico por aqui. Acabei de ser convocado pela minha esposa para participar da Operação Brilho no Olhar. Em outras palavras, uma faxina básica no apartamento. Volto em breve. Ou não.

 

Leia também

Leia também

Alumbramento

Uma mulher atormentada pelo rancor. Como se esquecer do responsável pela morte de sua mãe? Até que o “destino” resolveu agir…

ler mais